segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia mundial da Filosofia

A Biblioteca do agrupamento de escolas de Esgueira em articulação com a área disciplinar de Filosofia comemora o Dia Mundial da Filosofia, no dia 16 de novembro, com várias atividades. Esta comemoração  tem como objetivo a reflexão sobre a importância da Filosofia na construção de sociedades justas tendo como referência os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU, nomeadamente: o objetivo 4 que refere a necessidade da educação como ferramenta fundamental para a edificação da cidadania.  Como refere Malala YosafZai "Um livro, uma caneta, uma criança e um professor, podem mudar o mundo". A filosofia, como disciplina que desenvolve competências de reflexão, crítica, interpretação dá uma ajuda nessa construção, pois ajuda os alunos a pensarem "fora da caixa", a sentir, pensar e agir. 
No mundo atual, em que as mudanças são assustadoramente rápidas, a filosofia ocupa um lugar pertinente no sistema educativo para potencializar a reflexão e a problematização nas escolas:  como devemos viver juntos? Que sociedade estamos a construir? Que problemas éticos se colocam com a emergência de "Sofia" e a sociedade robotizada? O que é o Homem? Qual o sentido da vida? Portanto à questão:
Para que pode servir a Filosofia contemporânea? 

Pensamos que a melhor resposta é a que refere André Comte-Sponville (filósofo francês) "Para viver juntos da melhor maneira: no debate racional, sem o qual não existe democracia, na amizade, sem a qual não existe felicidade, finalmente na aceitação, sem a qual não existe serenidade. Como escreveu Marcel Conche a propósito de Epicuro, "trata-se de conquistar a paz (pax, ataraxia) e a philia, ou seja a amizade consigo próprio e a amizade com o outro.


A Coordenadora das Bibliotecas de Esgueira

Marlene Cura












Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...