quinta-feira, 19 de junho de 2014

Projeto Amostras para Ler+

Nas turmas A, B e C do 6º ano, foi implementado, no 2º e 3º períodos, o projeto Amostras para Ler+, resultante de uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, e cuja finalidade é promover a leitura pessoal e autónoma nas escolas.
Na sala de aula, foram criados momentos, especificamente destinados a apoiar os alunos na escolha livre de obras para leitura pessoal e autónoma.
A professora levou para a sala de aula dois livros escolhidos nas listas do PNL, dando - os a conhecer aos alunos com uma periodicidade quinzenal, em dia e hora calendarizada para cada período. Foi estabelecido um diálogo com os alunos sobre os textos lidos para que estes manifestassem livremente as suas opiniões, interesses e preferências. Os alunos foram incentivados a visitarem a biblioteca escolar para escolha e requisição de livros, tendo sido proposto aos alunos o registo dos títulos lidos autonomamente, num cartaz afixado na sala de aula.
Foram feitas bastantes apresentações formais de livros lidos pelos alunos.
O projeto teve maior impacto na turma C, sendo também significativo na turma A, o que se pode verificar pela frequência da biblioteca escolar pelos alunos, bem como a requisição de livros e a multiplicação de experiências de leitura.

                                                                                                    Professora de Português
                                                                                                    Celeste Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...