quinta-feira, 3 de abril de 2014

Crítica Social

Dois alunos, do 9.º C, aceitaram o desafio proposto nas aulas de Oferta Complementar da Professora Valdemira e escreveram dois textos diferentes, bem concebidos e que abordam assuntos pertinentes. Vamos ler...

Corrupção, Individualismo e Ganância

A nossa sociedade teve e tem muitos males, mas para não desperdiçar uma vida a especular sobre este assunto, escolherei três dos que mais me chocam e que podem ser tema de escrita, embora muito cliché: corrupção, individualismo e ganância.
Estes três defeitos acabam por estar interligados. Diariamente, vemos pessoas, nomeadamente dirigentes políticos, a desviar fundos e dinheiro do seu "trilho correto" para os seus próprios "bolsos", a tal corrupção, numa francamente fútil tentativa de satisfazer a sua interminável ganância, não ponderando os problemas que isso trará a outros, o dito individualismo. Infelizmente, isto é algo que nos acompanha sempre, seja no governo, seja nas escolas, quer na sociedade em geral, onde roubos de valores ocorrem regularmente.
A nossa história está repleta de exemplos: espanhóis a roubar ouro azteca; escravos trabalhados até à morte na busca de resina no Congo... Muitos destes exemplos vieram a envolver grande sofrimento. A única solução é, a meu ver, apelar à consciência e convencer as pessoas a pensar nas repercussões dos seus atos.
Mas, será isto possível? Ou será que estes defeitos estão programados em nós, tornando esta ideia demasiado utópica? Será que deveríamos desistir da humanidade e destes ideais que, por muito nobres que sejam, nunca parecem ser adotados?

                                                         Trabalho realizado pelo aluno André Alves, 9.º C



Sociedade

A sociedade que enfrentamos, atualmente, é muito diferente da de há uns anos atrás. A sociedade mudou, as pessoas mudaram, nada ficou na mesma...
Neste momento, quem não "andar nas modas" é basicamente excluído da sociedade. As roupas, as lojas e as marcas têm cada vez mais uma importância máxima. E para quê? Afinal, não são elas que definem quem nós somos!
Outra coisa que também me choca é o facto de ninguém cumprimentar ninguém. Há uns tempos, sempre que se andava na rua, dizia-se "Bom dia!", "Boa tarde!", "Boa noite!" ou "Olá" a toda a gente, mas isso já não acontece! E porquê? Têm medo das pessoas que passam na rua? Ou será vergonha?
Depois ainda há um outro grande problema atual! Agora também já ninguém se encontra pessoalmente! É tudo "online", computadores, telemóveis e "tablets"... mais e mais tecnologia! Esquecem-se que conversar com pessoas pessoalmente é importante! O contacto físico, o próprio frente a frente é necessário para o equilíbrio emocional.
A sociedade mudou. Em alguns aspetos para melhor, em outros para pior... Mas tudo está interligado! Tudo gerado por tudo.
A sociedade vai mudando e as pessoas também. Nada é para sempre!...

                                                         Reflexão elaborada pela aluna Mafalda Sousa, nº 24, 9.º C


Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...