segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dramatização musicada do livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"

No dia 14 de fevereiro, no âmbito da Comemoração do Dia dos Namorados, as docentes Ema Viana e Margarida Bontempo dramatizaram o livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado.
A atividade teve lugar no auditório da Biblioteca da Escola Aires Barbosa, entre as 11:00 e as 12:00 tendo assistido os alunos das turmas do 4.ºC, 6.º C, 5.º B e do Ensino Especial, acompanhados dos respetivos professores.
Foram convidados os elementos da Direção do Agrupamento que acederam ao convite com a presença da Diretora Helena Libório e a Vice Diretora Isabel Branco.
A atividade incluiu uma versão da música "Os enamorados" dos Clã, com letra adaptada ao tema e uma dramatização, com máscaras, do livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". A canção incluiu uma parte de solminização, com a participação interativa dos alunos. Numa primeira fase, os alunos tomaram consciência do que é a solminização, tendo treinado alguns exercícios. 
Posteriormente ensaiou-se o refrão. Este foi cantado, com texto diferente, em três momentos da dramatização, com participação ativa dos alunos.
O material e a adaptação da música e do texto foram realizados pela professora Ema Viana que, com a colaboração da assistente operacional Esmeralda Freitas também procedeu à elaboração das máscaras.
No seguimento da atividade, verificámos com agrado, que existiu um elevado número de requisições do livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" por parte dos alunos.


Professora Margarida Bontempo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Assembleia Municipal Jovem

  As moções para a Assembleia Municipal Jovem já foram apresentadas na nossa Escola, perante a diretora do agrupamento, Drª Helena Libório e...